Um grave acidente ferroviário ocorrido nas proximidades de Águeda, a juntar ao grande número de sinistros rodoviários e de trabalho registados nesta região, que iam apanhando mais ou menos desprevenido o Hospital de Águeda, então pertencente ao Centro Hospitalar Aveiro/Sul, em termos de stock de sangue, foram os motivos que, numa primeira análise, determinaram a criação de uma associação que se dedicasse à angariação e recolha de sangue humano para tratamento dos inúmeros doentes e sinistrados que acorriam àquele hospital.

     Era então Director-Clínico o saudoso Dr. António Eduardo Castela Ala Alves de Pinho e Freitas, anestesiologista e detendo, também, a especialidade de transfusor, à responsabilidade do qual se encontrava a manutenção e gestão de um "Banco de Sangue", entretanto oferecido ao hospital por uma instituição de solidariedade social local.

     Ao tempo era responsável administrativo do referido hospital, com a categoria de Chefe de Serviços Administrativos Hospitalares, Cesário Soares de Macedo, a quem o Director-Clínico manifestou a ideia da criação dessa associação, recebendo daquele o maior entusiasmo e todo o apoio no sentido de ser alcançado tal objectivo.

     Após inúmeras visitas e contactos com associações congéneres, para efeitos de estudo do seu funcionamento e recolha de experiências adquiridas, e, também para efeitos de elaboração dos respectivos Estatutos, nomeadamente junto das Associações de Dadores de Mamarrosa (Adasma), de Guimarães, da Povoa de Varzim, de Viana da Castelo, da Maia e de muitas outras, foi realizada, em 13 de Abril de 1988, no Cartório Notarial de Águeda, a escritura da constituição de GRUPO DE DADORES DE SANGUE DO CONCELHO DE ÁGUEDA, que foi subscrita por um conjunto de 30 pessoas, constituido, na sua maioria, por elementos ligados, profissionalmente, ao Hospital de Águeda, e que a seguir de indicam pela ordem mencionada naquela escritura, os quais ficaram a ser designados por "Sócios Fundadores":

      - Dr. António Eduardo Castela Ala Alves de Pinho e Freitas, médico;  Cesário Soares de Macedo, chefe de serviços administrativos hospitalares; Dr. Amorim Rosa de Figueiredo, médico; Jorge dos Santos Loureiro, profissional de seguros; José António Tavares da Rocha, oficial administrativo; Dr. Joaquim Jorge da Silva Pinto, médico; Joaquim Simões Ferreira, professor; Dr. Rui Alberto de Almeida Bastos, advogado; Madalena de Ascenção Pinto Carvalho, empregada geral; João Manuel dos Reis Baltazar, enfermeiro; Carlos Almeida Bastos da Silva, abastecedor de combustíveis; Clemente Simões Ramos, enfermeiro; Raúl Amilcar de Pinho e Fradique, empresário; Maria Armanda Póvoa Jorge de Fradique, comerciante; João Vasco Fidalgo Madeira, industrial; José Maria Dias, funcionário municipal; José Nogueira Dias dos Reis, bancário; Fernando Ferreira dos Santos, médico; Fernando Francisco Diogo, enfermeiro; José da Silva Guerra, funcionário municipal; Cecília Alice Lima Nogueira, escriturária;  Jorge Carvalhal Martins, comerciante; Carlos Alberto dos Santos Loureiro, profissional de seguros; Modesto de Castro Gomes Martins, empregado de escritório; Arlindo Brás Simões, motorista;  Maria de Lurdes da Cunha Cantante Caetano, farmacêutica;  Lúcia Maria Limas Pouseiro, enfermeira; Maria Helena Tavares Batista Braga Rocha, enfermeira; Carlos Alberto Ribeiro de Almeida, contabilista; José Maria Marques, empresário.

      Na primeira Assembleia Geral do Grupo de Dadores de Sangue do Concelho de Águeda, realizada no dia 20 de Maio de l988, no Salão Nobre da Associação dos Bombeiros Voluntários de Águeda, em virtude do Grupo não dispor de uma Sede própria, procedeu-se à eleição dos Corpos Gerentes para o triénio de 1988/1990, tendo sido eleitos os Sócios Fundadores Dr. António Eduardo Castela Ala Alves de Pinho e Freitas,  como Presidente da Assembleia Geral, Dr. Joaquim Jorge da Silva Pinto, como Presidente da Direcção e Carlos Alberto Ribeiro de Almeida, como Presidente do Conselho Fiscal.

      No dia 27 de Dezembro de 1990, e igualmente realizada no Salão Nobre da Associação dos Bombeiros Voluntários de Águeda, teve lugar a Assembleia Geral Ordinária destinada à eleição dos novos Corpos Gerentes para o triénio de 1991/l993, tendo sido reeleito como Presidente da Assembleia Geral o Sócio Fundador Dr. António Eduardo Castela Ala Alves de Pinho e Freitas,  e eleitos, como Presidente da Direcção, o Sócio Fundador  Cesário Soares de Macedo e como Presidente do Conselho Fiscal o Sócio Fundador Dr. Joaquim Jorge da Silva Pinto, e em 28 de Dezembro de 1999, na Sede anterior à actual, teve lugar uma nova Assembleia Geral para eleição dos Corpos Gerentes para o triénio de 2000/2002, face ao falecimento do Sócio Fundador nº. 1 e Presidente da Assembleia Geral - Dr. António Eduardo Castela Ala Alves de Pinho e Freitas, recentemente ocorrido,  e haver necessidade de alterar a composição dos restantes Corpos Gerentes, os quais ficaram constituidos pelos seguintes sócios: Mesa da Assembleia Geral:  Manuel São Bento Pereira - Presidente; Nelson dos Santos Baptista - Vice-Presidente; João Vasco Fidalgo Madeira e João Artur Guilherme Branco - Vogais. Direcção: - Cesário Soares de Macedo - Presidente; José Manuel Figueiredo - Vice-Presidente;  Carlos de Almeida da Silva Noronha - Secretário;  Carlos Alberto Ribeiro de Almeida - Tesoureiro;  Manuel Torcato Gomes de Bastos, Manuel de Almeida Campos e Adélia Maria Lopes Parente - Vogais. Conselho Fiscal: - Dr. Joaquim Jorge da Silva Pinto - Presidente; Prof. Joaquim Simões Ferreira e Modesto de Castro Gomes Martins - Vogais.

      O Grupo adquiriu um espaço para Sede Social, em 19 de Abril de 2007, sito na Praça do Município, 71 - 1º. Sala H, mercê da contribuição monetária de alguns industriais e da Câmara Municipal de Águeda, onde passaram a funcionar todos os seus serviços. Foi realizada, na nova Sede Social, no dia vinte e sete de Março de dois mil e nove, uma Assembleia Geral para, entre outros assuntos, proceder à eleição dos Corpos Sociais para o triénio de dois mil e nove a dois mil e onze, os quais ficaram com a mesma composição, com excepção dos Vogais da Direcção e do Conselho Fiscal Manuel Torcato Gomes de Bastos e Modesto de Castro Gomes Martins, que foram substituidos nos respectivos cargos por Maria Helena Tavares Baptista Braga e Clemente Simões Ramos.